Você sabia que existe uma metodologia capaz de medir o nosso campo vibracional? A tabela de Hawkins, criada pelo médico psiquiatra David R. Hawkins consegue medir e escalonar a frequência vibracional de qualquer coisa.

Na sua busca incessante para proporcionar melhoria e bem estar ao ser humano, Dr. Hawkins, através da cinesiologia (ciência que tem como objetivo estudar os movimentos do corpo humano) criou uma escala chamada de Níveis de consciência de Hawkins, onde é possível medir a frequência de nosso campo de energia.

Já mencionamos aqui no blog que tudo que existe é composto de energia e cada um de nós é responsável por criar seu próprio campo energético. Sendo assim, tudo que acontece conosco e a maneira como lidamos com as situações do nosso dia a dia influenciam diretamente em nosso campo produzindo uma vibração de acordo com a frequência que sintonizamos.

Cada sentimento e emoção que flui de nosso ser pode ser computada em uma escala do mais baixo para o mais elevado. Hawkins, calibrou em Hertz uma espécie de mapa pontuando e revelando qual a frequência que se encontra cada sentimento que é produzido pela consciência humana.

Hertz (Hz) equivale a unidade de frequência utilizada pelo sistema internacional de unidades para medir fenômenos recorrentes cujo período tem a duração de um segundo. 1 Hz significa um ciclo por segundo. Por exemplo, o coração de uma pessoa saudável em repouso bate aproximadamente 1,2Hz (1,2 batidas por segundo).

Hawkins, utilizou-se de nomes e números (Hz) para determinar onde as pessoas estão na escala das emoções e identificou três principais níveis de consciência: Consciência do medo, consciência moral e a consciência espiritual. Por estes três níveis incidem os sentimentos de vergonha, culpa, apatia, tristeza, medo, desejo, raiva, orgulho, coragem, neutralidade, boa vontade, aceitação, razão, amor, alegria, paz e iluminação.

A vergonha é o estado mais baixo da consciência humana vibrando a 20Hz, em contrapartida, a iluminação é o estado mais alto de consciência que um ser humano pode atingir, vibrando em 700Hz ou mais.

De acordo com Hawkins os sentimentos abaixo de 200Hz fazem parte dos níveis de força, visto que são nestes níveis mais baixos de frequência que tudo parece ser mais difícil, menos prazeroso e onde existe uma necessidade de fazer “força” para sobreviver.

O nível da coragem, em 200Hz pode ser considerado o ponto da virada. Normalmente é a partir desta frequência que as pessoas percebem que há algo de errado e buscam auxilio para elevar a frequência afim de obter realização e felicidade.

Acima dos 200Hz encontram-se os níveis de poder onde o indivíduo percebe que possui poder transformador sendo o único responsável por criar sua realidade. Aqui ele compreende que precisa aprender a controlar suas emoções e sentimentos, ao invés de encobri-los.

Em seu livro,Power vs. Force, Hawkins menciona que:

 “Embora apenas 15% de toda a população do mundo esteja acima do nível crítico 200 de consciência, a força coletiva desses 15% tem o peso para contrabalancear a negatividade dos 85% restantes da população mundial. Devido ao fato da escala de força avançar logaritmicamente, um simples Avatar em um nível de consciência de 1.000 pode, na verdade, contrabalancear totalmente a negatividade coletiva de toda a humanidade. Um indivíduo que vive e vibra na energia do otimismo e da disposição de não julgar os outros (nível 300) irá contrabalancear a negatividade de 90 mil pessoas que estão calibradas nos níveis mais baixos de força.

Um indivíduo que vive e vibra na energia do puro amor por toda a vida (nível 500) irá contrabalancear a negatividade de 750 mil pessoas que estão calibradas nos níveis mais baixos de força (…)”

É de vital importância ressaltar que é nosso dever existencial aumentar a nossa frequência para que este ato reverbere não apenas em nosso campo energético e no meio no qual estamos inseridos, mas também, contribuía para elevar a frequência energética de outros seres e do universo como um todo.


Deus nos fala em Romanos 12:2 “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

A busca por nossa própria melhoria interna é um ato de serviço para com toda a humanidade. Romper com os padrões mundanos em prol de se conectar com o poder divino dentro de nós é como servir a Deus e exercer sua vontade.

Através da tabela de Hawkins é possível analisar e trabalhar o nível vibracional de nossas emoções visando crescimento e evolução. Para passar dos níveis negativos para os níveis positivos é preciso estar aberto para romper paradigmas e transcender crenças limitantes. Só assim, será possível abrir espaço para o novo e expandir nossa consciência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *