Apesar da simplicidade da pergunta, desconfio que não existe indagação mais complexa e desafiadora do que esta: Quem sou eu?

São inúmeros os estudos e teorias que permeiam este assunto, e não é à toa que vivemos em busca de respostas para desvendar a tríade do qual somos compostos. Sim, somos constituídos de três pilares centrais: Corpo, mente e espírito.

Resumidamente podemos mencionar que o nosso corpo físico é formado por células, tecidos e órgãos. Sua funcionalidade se dá através de um conjunto de sistemas que trabalham de maneira coordenada permitindo que possamos realizar inúmeras funções e atividades durante o nosso dia a dia.  

Quando falamos de nossa mente, podemos dizer que se trata de uma faculdade sensorial que resulta do funcionamento da estrutura física de nosso cérebro. Em outras palavras, nossa mente é responsável por arquivar tudo que aprendemos, sentimos e vivenciamos no decorrer de nossa vida, ou seja, nossos pensamentos, sentimentos e emoções são processados por ela como um programa de computador altamente eficiente.

Quando desejamos explicar o que é o nosso espírito, sabemos que estamos falando da parte imaterial do ser humano, talvez por isso, encontramos tanta dificuldade de compreender sua existência.

Nosso espírito é um campo de energia extra físico do qual não conseguimos tocar e mensurar, porém, é simplesmente ali que está a nossa essência, a nossa alma, a nossa sabedoria intrínseca, o nosso verdadeiro “EU”.

Na verdade, nosso corpo físico e mental nada mais são do que veículos que utilizamos pra manifestar a nossa consciência divina, o nosso espírito. Então, não se engane, mesmo com definições diferentes não existe divisão entre essas três dimensões, tudo está interligado e caso exista desarmonia em um destes três pilares toda a sua estrutura pode desestabilizar.

Infelizmente, comumente permitimos que o nosso corpo físico e mental comprima nosso corpo espiritual visto que esquecemos de analisar como está a nossa escala de valores. Será que estamos agindo de acordo com o que é realmente importante para nós? Qual está sendo a nossa prioridade? Afinal quem sou eu?

Todos nós deveríamos gerenciar nossa tríade da melhor maneira possível. Cuidar de nosso corpo físico, através de uma rotina baseada em hábitos saudáveis para garantir a longevidade do nosso organismo ao mesmo tempo em que nos preocupamos com a nossa mente, preenchendo nosso intelecto com informações de qualidade que agreguem valor positivo para nossos sentimentos e emoções e obviamente também deveríamos zelar com todo o cuidado de nossa parte espiritual, nutrindo nosso próprio “SER” com amorosidade, verdade e sabedoria.
Observe que é através da nossa condição humana que somos capazes de vivenciar as experiências transformadoras para lapidar a nossa personalidade e assim, evoluir espiritualmente. Quando compreendemos que nosso corpo físico, mental e espiritual estão conectados somos capazes de despertar a o nosso próprio mestre interior.

Talvez, agora seja um bom momento para que você descubra quanta dedicação, esforço e energia você está dedicando para esses três pilares. Responda com sinceridade o quanto você está investindo na construção do seu próprio ser e onde você está alicerçando a sua vida. Quem sabe, um dia com um sorriso nos olhos e com uma certeza no coração você seja capaz de responder para si mesmo: Quem sou eu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *